Como limpar seus rastros no Google

Subscribe to my newsletter and never miss my upcoming articles

Olá! Hoje aproveito para compartilhar alguns conhecimentos mais genéricos sobre o Google, mas com a visão de quem entende um pouco mais sobre as condições técnicas empregadas pelos algoritimos de busca.

Então vamos lá... Imagine que no ano passado, estive muito tempo pesquisando sobre coisas ligadas a gravidez e cuidados referentes a recém nascidos, visto que estava esperando a vinda do meu segundo filho. Mas no momento atual tenho pesquisado sobre lançamentos de apartamentos na região onde desejo morar e também sobre vantagens e desvantagens do próximo modelo de carro que quero adquirir.

Ah! é importante levar em consideração também minhas longas e incansáveis pesquisas sobre novas tecnologias e soluções de código que aplico nos meus projetos de trabalho.

Percebo que meus gostos e interesses mudam, como os de qualquer ser humano. Então, por que nossos históricos de dados do Google devem ser eternos?

Por anos, o Google mantém um registro de nossas pesquisas na Internet por padrão. A empresa acumula esses dados para criar perfis detalhados para nós, o que ajuda a fazer recomendações personalizadas para o conteúdo, mas também permite que os profissionais de marketing nos segmentem melhor com anúncios. Embora existam ferramentas que podemos usar para limpar manualmente nossos históricos de pesquisa do Google, poucos de nós se lembram disso.

Por isso, recomendo que todos experimentemos as novas ferramentas de privacidade do Google. Este ano, a empresa introduziu uma opção que permite excluir automaticamente os dados relacionados às nossas pesquisas no Google, solicitações feitas com seu assistente virtual e nosso histórico de localização.

No fim do primeiro semestre, o Google seguiu expandindo a capacidade de exclusão automática para o YouTube. Nas próximas atualizações, ele começará a implantar um novo modo privado para quando você estiver navegando para um destino com o aplicativo Google Maps, o que pode ser útil se você estiver indo a algum lugar que deseja manter em segredo, como o consultório de um terapeuta.

"Todo esse trabalho serve para ter uma ótima experiência do usuário", destaca o executivo Eric Miraglia, diretor de proteção de dados do Google, sobre os novos recursos de privacidade. "Parte dessa experiência é: como o usuário se sente sobre o controle que possui?"

Como usamos melhor as novas ferramentas de privacidade do Google? A empresa deu uma demonstração dos controles mais recentes, e, é possível testar as ferramentas que foram lançadas no início deste ano. Aqui está o que saber sobre eles.

Como excluir automaticamente seu histórico de pesquisa

A maioria dos novos controles de privacidade do Google está em uma ferramenta da web chamada Minha atividade . (Aqui está o URL: myactivity.google.com.)

Depois de acessar a ferramenta e clicar em Controles de atividade, você verá uma opção chamada Atividade na Web e de aplicativos. Clique em Gerenciar atividade e, em seguida, no botão abaixo do ícone do calendário. Aqui, você pode definir seu histórico de atividades em vários produtos do Google para se apagar automaticamente após três meses ou após 18 meses. Esses dados incluem pesquisas feitas no Google.com.br, solicitações de voz feitas com o Assistente do Google, destinos pesquisados no Google Maps e pesquisas na loja de aplicativos do Google Play.

Qual duração você deve escolher? Depende de quanto você se preocupa em obter recomendações personalizadas.

Digamos que você esteja fazendo muitas pesquisas no Google sobre cinema, lançamento de filmes e séries. O Google Notícias recomendará artigos de notícias para você ler sobre esses tópicos com base nessas pesquisas. Portanto, se você é firme em seguir as notícias de cinema, lançamento de filmes e séries, definir exclusão de pesquisas após 18 meses provavelmente será uma boa opção. Se você é mais inconstante com seus interesses, três meses podem para exclusão será mais adequado.

Se você é do tipo que não deseja receber recomendações personalizadas sobre os produtos do Google, de forma alguma, basta desativar o histórico de pesquisas da sua conta. Ao lado da opção Atividade na Web e de apps, basta desativar.

Espero ter contribuído... Até mais...

Créditos

Photo by Daniel Romero on Unsplash

No Comments Yet