VBA e Macros com Excel no MacOS

VBA e Macros com Excel no MacOS

Construção de macros e códigos VBA no Excel.

Anderson Braz

Published on Jul 3, 2021

2 min read

Subscribe to my newsletter and never miss my upcoming articles

Sim! eu uso o Microsoft Excel no MacOS

Na minha humilde opinião o Microsoft Excel é um dos softwares mais foda que conheço. E penso assim porque já vi tanta coisa bacana, como também muita coisa bizarra, sendo feita utilizando o corpo de uma planilha eletrônica ou com o super poderes do VBA - Visual Basic for Applications.

Ou talvez essa minha admiração seja pelo fato dele também incorporar umas das primeiras linguangens de programação que aprendi no final dos anos 90, o famigerado, Visual Basic.

Neste blog ainda quero disponibilizar alguns posts com exemplos bem interessantes utilizando esse poderoso recurso como solução de backend se podemos assim dizer.

Mas o Microsoft Excel funciona no MacOS?

Sim, o Excel é parte integrante do produto Microsoft Office juntos com outras ferramentas como Word, Power Point e Outlook. E existe distribuição paga deste produto para usuários de Mac OS.

Mas onde está a funcionalidade de Macros e o meu editor de VBA?

Ah! sim... essa pergunta sempre surge para aqueles usuários de MacOS e este post tem como intuito exatamente trazer essa resposta. Pois como usuário do Excel em sua máxima a primeira coisa que procuramos assim que abrimos o Excel é na paleta de menu alguma funcionalidade que nos mostre que temos este recurso disponível no universo Apple.

  1. Abra o seu Microsoft Excel e observe a barra de menu superior.

001_excel_mac.png

  1. Vá no menu Excel > Preferências ou pressione ( Command + , ) para acessar a caixa de dialogo como mostrado abaixo e selecione "Exibir".

002_excel_mac.png

  1. Já na caixa de "Exibição" selecione na seção "Na Faixa de Opções, Mostra" marque a opção "Guia Desenvolvedor" como mostrado abaixo:

003_excel_mac.png

  1. E agora seu Microsoft Excel apresenta a guia "Desenvolvedor" contendo as funcionalidades para macro e edição de códigos.

004_excel_mac.png

  1. E o nosso editor de VBA para dar aquele show com criação de códigos também está presente.

005_excel_mac.png

!! Única coisa que não conseguiremos tirar proveito do VBA sendo usado no MacOS é a construção de formulários com caixa de diálogos parecendo um sub aplicativo. Isso porque neste caso existe uma dependência de DLL relacionadas a componentes do sistema operacional Windows.

Créditos

Photo by Bram Van Oost on Unsplash

 
Share this